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Sete estratégias digitais para o dia dos namorados
Com a chegada do Dia dos Namorados – uma data sazonal que historicamente movimenta bilhões na economia brasileira – é hora de começar a recuperar o fôlego e pensar na estratégia digital que pode ajudar a trazer efeitos positivos para o negócio.
No ano passado, o Dia dos Namorados gerou R$1,71 bilhão, uma alta superior a 5% em comparação com 2016, segundo o E-bit. Para esse ano, a ABComm, a associação que representa o setor, estima um movimento duas vezes maior, que pode fazer o e-commerce faturar até R$ 2,6 bilhões. Com um cenário tão otimista, o pequeno empreendedor brasileiro tem a oportunidade de se preparar para participar do boom de acessos das compras de 12 de junho.
A estratégia digital correta é capaz de reter e fidelizar o consumidor. E, da mesma forma como as lojas físicas se organizam, colocam decorações específicas e preparam toda a sua equipe para receber os consumidores quando as datas sazonais se aproximam, as lojas virtuais também devem investir na estratégia acolhedora correta. Embora o mundo digital não seja uma réplica do físico, uma coisa as lojas têm em comum: os detalhes importam. Por isso, recomendamos algumas dicas para os empreendedores continuarem participando com entusiasmo das compras de Dia dos Namorados:
1. Ser facilmente encontrado
As estratégias de SEO são essenciais e trazem fôlego para o digital. Se um empresário de doces, por exemplo, precisa ser encontrado facilmente, as buscas orgânicas têm que trabalhar em favor dele. Otimizar o site escolhendo as palavras-chave que ajudam a identificar o diferencial do negócio na internet apoia no posicionamento digital efetivo, para que os consumidores encontrem facilmente o site nas buscas orgânicas.
2. Posts com imagens engajadoras
É como tirar o pó de um determinado ambiente. A limpeza dá mais clareza, assim como a revisão detalhada de imagens também – afinal, elas vendem e trazem um impacto positivo e efetivo para atrair e encantar o consumidor. É importante postar imagens que transmitam clareza sobre o negócio.
3. Funcionalidade
É preciso investir na funcionalidade, rapidez e intuitividade do site para evitar que o consumidor migre para outras plataformas de concorrentes.
4. Comunicação é alma do negócio
É Dia dos Namorados, mas o empreendedor precisa olhar além. Ter uma comunicação clara e efetiva com seu público, com poucas palavras para explicar sobre os produtos e serviços na página; e outras ações como e-mail marketing; mídias sociais e promoções podem atrair o consumidor para as compras do Dia dos Namorados, podem permitir que ele volte a acessar a plataforma em outras datas sazonais como na Black Friday e Natal, por exemplo.
5. Pós-venda
Não é apenas vender, é preciso garantir a satisfação do cliente, inclusive após a aquisição do produto. O site deve conter ferramentas que permitam a comunicação efetiva em todas as etapas do processo de compra, inclusive após a sua conclusão.
6. Logística
Problemas no estoque, geralmente, são os que podem impactar os consumidores. Antes de disponibilizar uma promoção ou disponibilizar um produto ou serviço para compras pelo site é preciso ter capacidade suficiente para atender a demanda – por isso o planejamento do estoque é tão necessário quanto os parceiros logísticos que vão garantir a entrega no prazo. Ambos impactarão a satisfação do consumidor.
7. Segurança
É preciso investir em ferramentas de proteção do site para ajudar o consumidor a se sentir mais seguro ao inserir os dados pessoais e financeiros. É fundamental contar com certificados de segurança (SSL) para ajudar a proteger a transmissão de dados dos clientes; monitoramento contínuo e proteção contra malware e ataques de ransomewear, e, claro, backup dos dados e informações, para evitar maiores disrupções para o cliente e para a empresa.
Saiba como falar com seu cliente no Dia dos Namorados
Ao seguir essas dicas, as PMEs brasileiras podem criar negócios com maturidade digital o suficiente para suportar o aumento de vendas esperado para o Dia dos Namorados, e os empreendedores e donos de pequenas empresas também podem ganhar credibilidade e confiança do consumidor para as próximas datas sazonais que podem contribuir com a economia brasileira em 2018.
* Valeria Molina é diretora de Marketing da GoDaddy.
Fonte: Portal No Varejo